Ser produtivo é diferente de ser empenhado?

13 de outubro de 2008
Por vezes interrogo-me com esta questão.

Podemos ser produtivos sem ser empenhados? Talvez possamos, mas seremos pessoas sociáveis e bons trabalhadores, quer como subalternos quer como companheiros de trabalho?

Penso que não.

Ao assumir a produtividade como ponto essencial do nosso trabalho, mas descartando qualquer ideia de empenho e dedicação, tornamo-nos autómatos, tal como componentes de uma máquina, com a diferença que entramos e saímos da "fabrica".

No entanto, penso que sendo empenhados não temos de ser necessariamente produtivos, e por vezes nem o conseguimos ser.

Por vezes dou-me ao trabalho de perceber o que esta mal nos procedimentos e métodos que usamos no trabalho, ou falhas nos produtos que vendemos - eu sei que existem pessoas pagas para isso, mas eu tenho  uma visão diferente delas, e isso também pode ser uma mais-valia para a empresa - que acabo por me empenhar na sua melhoria e evolução e fujo um pouco a produtividade especifica da minha função.

Claro que uma falha ou melhoramento que venho a sugerir pode funcionar como uma forma futura de aumentar a produtividade de todos e não só a minha, e daí, não se pode ver aquele tempo como perdido mas como um investimento com dividendos futuros a nível de melhoria geral na empresa.

Mas nem sempre isso é visto pelas empresas como positivo mas sim como uma falta de empenho e produtividade...

Dash's Blog | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com