O telemovel matou tudo e todos! Ou será que não?

18 de novembro de 2008
Após ler este artigo e este e fez me pensar em conversas que já tive com o Relva e com a minha-mais-que-tudo.

Embora eu ja fosse um apologista dos all-in-one, um telemóvel não é certamente o kilelr gadget que os artigos indicam. Até porque os conceitos de PDA que eles abordam são os PDA mais elitistas, que a marioria da pessoas desconhece.

Para o português comum, PDA é um Qtek S100 ou 2020i, ou os HTCs. Palms e iPaqs, sem telefone, é algo impensavel para a maioria deles. Na minha perspectiva o PDA propriamente dito evoluiu em forma de PDA phone.

No que respeita aos leitores de mp3, só quem não liga à qualidade é que usa o telemóvel. Aliás, assim a bateria do telefone acaba num instante e o objectivo principal - chamadas e sms - ficam logo sem efeito.

Em termos de jogos, por muito bom que sejam os jogos do iPhone, não me vejo a jogar God of War abanado o aparelho de um lado para o outro, ou a dar toques com os dedos no ecrã para mover personagens em jogos RPG.

Quanto a camara nem falo. Se bem que em momentos ocasionais, uma camara como do N73 ou de um N95 é util para captar o momento, ninguém no seu perfeito juizo vai recordar momentos importantes com um aparelho que não tem zoom óptico, ou cujo sensores ainda deixam algo a desejar.

No entanto há coisas com que concordo. É mais facil usar a calculadora do telemóvel e ver as horas no visor do que ter de ir ver o relógio ao pulso... Aliás, hoje em dia o relógio acaba por ser mais um peça de design ou acessório de moda do que própriamente um instrumento de que regista as horas.

Em suma, há coisas com que concordo, mas a maioria discordo. Sou capaz de entender o conceito associado ao artigo e realmente vejo que o telemóvel tem percorrido um grande caminho no sentido da convergencia de aplicativos e devido ao pormenor mais simples - está sempre no nosso bolso! E na minha opinião, é isso que o faz ser um aparelho preferencial em todos os pontos referidos e não a qualidade com que faz as coisas.

Aliás, se eu precisar de jogar jogos, levo a psp, e se quiser tirar fotos a minha digital. Portanto a sua ubiquidade vai sempre depender da preparaçao do seu utilizador para os momentos que vão surgir...

Dash's Blog | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com