Ubuntu Netbook Remix - a minha perspectiva

21 de maio de 2009
Após algum tempo a usar o ubuntu netbook remix num dell mini 9 tenho uma perspectiva a deixar.

Em vez de colocar alguns tutoriais, decidi saltar essa passo, uma vez que podem ser encontrar isso na net, seja no Fórum de utilizadores do Dell Mini, seja no site Ubuntu Geek ou no Ubuntu Mini.

Em primeiro lugar os pontos positivos.

É extremamente rápido a arrancar, e muito leve ao nivel de SO. Não bloqueia, respone rapidamente aos comandos e tem um interface bastante intuitivo.

A quem já usou ubuntu, os dois paineis laterais são semelhantes ao menus do desktop, nomeadamente as Aplicações,Sistema e os Locais. Podemos usar facilmente do lado esquerdos os dois primeiros, havendo na mesma as opções de adicionar aplicações ou mudar os menus. Tudo se encontra no mesmo local, ao nivel de opções. Do lado direito temos os locais, com todas as pastas e com a vantagem que,sempre que acidionamos um dispositivo este adiciona uma nova entrada para o mesmo.

Ao dar um clique sobre os menus do lado esquerdo, a janela central assume esse menu e mostra os programas. Ao dar duplo clique, o icon roda sobra si - animação interessante - e abre logo maximizado. Num netbook, esta função é excelente, dando um maior aproveitamento dos ecrãs, geralmente pequenos.
Se fizermos do lado direito, abre a pasta respectiva.

Nesta versão de Ubuntu o painel superior esta modificado pelo maximus - o gestor de janelas especifico - surgindo um icone minusculo, em formatos de eparadores, facilitando a navegação pelas janelas.

Para quem não gostar destas funções podemos sempre seleccionar o desktop-switcher e alternar para o modo tradicional, para um feel mais desktop.

É sempre possivel usar o terminal, sinaptics e tudo o que ubuntu normal permite, o essencial aqui será a rapidez de boot e o interface.

Contudo tem os seus contras. E esses são os mesmo pontos do positivo, por estranho pareça.

O maximus, com o VLC, por exemplo cria 2 separadores, uma para o interface com os controlos, e outro para o video, o que é aborrecido ao tentarmos mudar de video ou andar para trás ou para a frente do video. Se bem que o VLC não é da canonical, podiam ter pensado nisso.

Outro ponto é a ausencia de um desktop. Algo a que nos habituamos aqui não existe, portanto é necessário abrir sempre uma janela do nautilus para conseguir transferir ficheiros para o desktop, que conta com uma pasta propria.

Por fim, o desktop switcher, actualmente é inutil. Ao usarmos, ele vai crashar o maximus e nunca mais funciona. Nem seguindo dicas dos proprios responsaveis da canonical consegui recolocar.

Então tive de reinstalar. 3 vezes, o que é aborrecido.

Para mim estes são so pontos a tratar,dado que regra geral tudo o resto é tipico do Ubuntu desktop 9.04.

Se me perguntarem se recomendo, digo que sim, desde que usem essencialmente as aplicações preinstaladas que funcionam bem com o maximus e não andem a trasnferir constantemente ficheiros, ou se o vosso uso se basear em web e email.

Se o objectivo é usar um desktop menor, esqueçam e usem a versão normal.

Só como uma nota, uma vez que é beta e ainda n tive hipotese de testar a fundo, vejam o Moblin. Tem muito bom aspecto e um interface interessante!







Dash's Blog | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com