Plataformas móveis

31 de julho de 2009
Após ter lido este artigo e este artigo, fiquei com impressões dispares e com opinião diferente de ambos.

Concordo com a opnião de que actualmente 6 plataformas é um exagero, uma vez que a diversidade nem sempre trás melhoria e evolução, uma vez que em vez de revolucionar tende a competir. E para competir basta sermos melhores, não precisamos de ser diferentes.

Na minha perspectiva, acho que temos de dividir por escalões as plataformas, porque se é verdade que existem as 6 maiores - iPhone OS, Android, WebOS, Symbian ( e não S60 como dizem no artigo), Windows Mobile e Blackberry - existem sempre os sistemas proprietários que acabam por ter o seu impacto - Samsung, LG, Nokia, Sonyericsson - ao nivel dos telefones mais básicos, ou dumbphones, que ainda terão a maior fatia do mercado.

Embora em Portugal exista a perspectiva de que ostentar um telefone de custo elevado é sinal de algum status quo - e digo com o maior conhecimento possivel, dado as funções de desempenho - a época de crise permite que as pessoas com algum sentido de honestidade ou pelo menos 3 neurónios funcionais se apercebam que não vale a pena pagar por funções que não usam. E ai, são os Nokias com S40, os Samsungs com TouchWiz ou os LGs com Cube que vão ter a sua quota de mercado a crescer.

Portanto na minha perspectiva, serão os fabricantes a ter a ultima palavra. Nesse sentido, a Apple ao manter o iPhone OS exclusivo, e tendo a sua legião de fãs, será a unica que não vai lutar nessa guerra, isto porque a Palm já avento ua possiblidade de licenciar o WebOS, e a HTC anunciou que vai ter no seu catalogo de dispostivo 50% de Androids. Depois sim, vai haver a influencia dos developers. Porque se eu pretender comprar um telefone "exclusivamente" para email, de que me interessa se existem ou não muito jogos? Ou se quero um telefone com a capacidade de tirar fotos e videos de alta resolução, para que razão quero ter aplicações de Twitter? Neste momento esta é realidade em Portugal, e de certeza que o será noutros paises.

Portanto, a minha aposta vai para a decisão dos fabricantes em apoiar plataformas e não nos developers (não fiquem trsites, voces tem impacto, mas também não tanto!)


Dash's Blog | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com