HTC Magic - A minha opinião

27 de julho de 2009
Tive oportunidade de experimentar um HTC Magic da Vodafone com Android. Tendo já testado o iPhone e o iPhone 3G, além da Blackberry Storm, o Nokia 5800 Express e (muito ligeiramente) o N97, acho que posso dar uma opinião concreta sobre este aparelho.


Este aparelho tem um visor bastante grande e com boa visibilidade, e que responde bem aos inputs com os dedos. O teclado qwerty em landscape é agradavel, em portrait é aceitavel. podemos ainda optar pelo teclado tradicional de um telemovel. Mas em qualquer dos casos o haptic feedback ajuda bastante para termos a certeza que não nos enganamos. Isso é uma vantagem em relacção ao iPhone e funciona melhor que o clickscreen da Storm.

Quando a resposta, tem um desempenho dentro do normal.E digo isto porque o que usei estava praticamente vazio, apesar de ter testado um outro, já bem carregado e que demorou um pouco mais.

O modo de uso é muito simples, bastando clicar com alguma pressão no ecrã para adicionar widgets ou atalhos, clicar na tecla do menu para mudar o wallpaper ou aceder às definições ou carregar no botão de search para pesquisar no Google.

Por falar em pesquisa, o browser é engraçado, mas sem pinch para zoom in/out, torna-se um pouco desadequado. Temos de usar os botões zoom in/out que aparecem no fundo do ecrã.

Tem a vantagem de já trazer o DocumentstoGo e um cliente de e-mail para Pop3/Imap4 e Microsoft Exchange já incluido. No entanto podemos sempre ter bastantes aplicações através do Android Market, para o Twitter, Facebooks e afins, assim como leitores de video, programas para gravar e fazer streaming como o Qik, ou controlo remoto para o VLC.
Além disso, na categoria jogos podemos encontrar jogos tipicos para móveis com algum interesse, apesar de trazer já o Teeter, um jogo com recurso ao acelerómetro. Acelerómetro esse que funciona bem no processo das transições entre modo portrait e landscape.


Como nota negativa tenho falar sobre a câmara. 3,2 Mpx não é nada de especial, e a ausência de um flash diminui um pouco a possibilidade de tirar fotos em pouca luminosidade. Além disso o controlo da camera está mal pensado, porque não me parece que tenha qualquer lógica usar uma trackball para focar e fotografar. Além disso, não permite usar a câmara sem o cartão de memória.
Outro pormenor é a ausencia de entrada audio dedicada jack 3,5mm.neste altura já deviam ter aprendido, até porque o Galaxy já traz. Felizmente o HTC Hero já resolveu isso...

A nivel de integração com os serviços do Google é óptimo e muito prático para quem já usa os serviços deste.Tudo fica interligado e as interfaces semelhantes tornam-se mais familiares.

Em resumo, é uma boa opção para quem não aprecia a Blackberry Storm ou não acha que o iPhone valha o dinheiro que pedem, e pretende algo diferente de um Nokia, algo mais OpenSource. Se gostam de coisas diferentes e usam serviços da Google, e não se preocupam com o facto de ser um sistema operativo novo.

Se em contrapartida, gostam de ter cópias de segurança de tudo no pc, não são fãs dos serviços da Google ou preferem algo mais maduro a nivel de S.O. não é a melhor opção certamente.

Eu pessoalmente sinto-me tentado a adquirir uma, mas para já vou esperar para experimentar o Samsung Galaxy e ver se o HTC Hero chega cá.Se entretanto o preço baixar, já tenho de repensar esta estratégia...

Em baixo, mais algumas fotos
















2 comentários

  1. Pinheiro Says:

    Nokia e open source.
    Actualmente a nokia usa dois systemas operativos nos seus equipamentos simbian e linux (maemo) ambos são totalmente opensource. Mais até que o android BTW.

  2. Ivo Says:

    Nokia não é open source, o Symbian é que foi comprado na totalidade e vai passar para a Fundação symbian, que em 2010 está a usar apenas sitemas opensource.
    Estas versões foram desenvolvidas ainda em ambiente proprietário.

    Quanto ao Maemo que usam nas tablets, isso sim, já são outras contas.

Dash's Blog | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com