Live Android - para que?

14 de julho de 2009
Antes que comecem por descascar em mim após terem lido o titulo, deixem-me explicar :)

O conceito do Live Android é excelente, afinal quantos de nós não estarão cheios de curiosidade de testar o Android? Eu proprio já cheguei a usar uma imagem do VirtualBox para ver como funcionava. E foi isso que me levou a esta ideia.
Para que testar um sistema operativo móvel num pc? Temos touchscreen? Não. Temos uma trackball? Não. Temos algum modulo de telefone? Não. Então não temos forma de testar a fundo o sistema operativo? Não!!!

Logo deixa de ter sentido. Qual a piada de usar o iPhone OS com o rato num ecrã de 13,3"? Nenhuma, digo eu!

Para isso podem é optar por corre-lo nuns HTCs como o Diamond, o Touch Cruise, o Touch (versão CDMA) ou o TyTn II. Dêm um salto aqui e vejam como fazer.

Já experimentei num Diamond e fica muito interessante. Cheio de limitações, uma vez que são ports não oficiais, mas interessantes mesmo assim. Não dá para substituir o WinMobile, mas já fica bem mais alegre à vista :)

4 comentários

  1. Só para referir que o Android foi concebido para ser usado com múltiplos interfaces, desde touchscreens, trackball/mouse, teclados, etc.

    Claro que tem mais "piada" com um touchscreen, mas não é essencial. :)

  2. Ivo Says:

    Certo, Carlos, tenho noção disso.

    Mas se vires as builds actuais estão optimizadas apenas para teleofne e touchscreens. Nesse sentido, testar num pc acaba por ser redutor e perder o "feel" actual. Digo-o por experiencia própria.

    Se fizerem um port adaptado a netbooks... Bem ,isso já é outra historia.

    Mas pelo andar da carroça, vamos ver mais depressa o WinCE e Chrome OS do que Android

  3. WinCE já podes ver há anos! :)

    Mas sim, para netbooks tem mais interesse esperar pelo tal "Chrome OS" em vez de se apostar num Android artilhado...
    Mas, acho que iremos sempre assistir a alguns projectos curiosos, de gente que queira correr um Android num computador, ou um Chrome OS num "telemóvel". :)
    Sendo Open-source... dá sempre pra fazer umas "salgalhadas". :)

  4. Ivo Says:

    Sim é certo, mas a Microsoft veio reforçar a presença do WinCE, ou pelo menos assim disse, principalmente por causa dos Smartbooks.
    Tmbém não os estava a ver a redesenhar o Xp para correr em processadores ARM. E tendo em conta o Snapdragon ou o uso do Tegra, abre-se um novo mercado para eles, portanto é lógica esta posição. Basta porem um interface atractivo - como puseram aquando da demonstração do Tegra - e vai ser mais uma fonte de rendimento...

    Mas pessoalmente prefiro esperar pelo Chrome OS e ver no que dá :) È como dizes, open-source, podemos sempre "martelar" algo mais interessante :)

Dash's Blog | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com